top of page

Redes

Networks

Rede Patrimônio Cultural Paulista

Paulista Cultural Heritage Network

Em busca de reunir as entidades da sociedade civil que atuam no reconhecimento, valorização, na defesa e na preservação do patrimônio cultural paulista, o ICOMOS SP se dispôs a mobilizar e organizar a REDE PATRIMÔNIO CULTURAL PAULISTA. O objetivo desta rede é ampliar a comunicação entre as entidades, articular ações conjuntas em prol da preservação cultural no Estado de São Paulo, apoiar política e tecnicamente demandas sociais a favor ou em defesa do patrimônio, provocar a formação e apoiar política e tecnicamente a Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural Paulista e a Subcomissão de Patrimônio Cultural dentro da Comissão de Educação e Cultura da ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Entidades Participantes

Até março de 2020, cerca de 25 entidades manifestaram interesse e disposição em compor a rede. A Rede é aberta e ainda está em formação. O lançamento da Rede foi no dia 14 de outubro de 2019 na ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Ela está se reunindo para definir sua estrutura e planejar os primeiros trabalhos conjuntos, inclusive com a Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural Paulista e a Subcomissão de Patrimônio Cultural dentro da Comissão de Educação e Cultura da ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

Para mais informações veja o site da Rede Patrimônio Cultural Paulista

REPEP

Rede Paulista de Educação Patrimonial

Paulista Heritage Education Network

A REPEP é uma rede aberta à participação de todos interessados em debater questões práticas e teóricas relacionadas à Educação Patrimonial.

Ela se constitui em um coletivo de profissionais oriundos dos vários segmentos na área de cultura e educação, envolvidos com projetos e temáticas da proteção e valorização da memória coletiva e do patrimônio cultural. É formada hoje por educadores, historiadores, geógrafos, arquitetos, cientistas sociais, que trabalham na rede de ensino público, em prefeituras, órgãos de preservação, museus, universidades públicas e privadas, alunos de cursos de pós-graduação e integrantes de movimentos sociais.

Busca-se com a Repep desde compartilhar experiências práticas nessa temática, avaliando conjuntamente os significados e alcances dessas iniciativas, como também problematizar e refletir sobre os princípios e a base conceitual utilizados na Educação Patrimonial.

A Repep teve início em 2011 com um Projeto Cultura e Extensão, organizado pelo Laboratório de Geografia Urbana (Labur) do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo em parceria com o Centro de Preservação Cultural (CPC), com sede na Casa de Dona Yayá, no Bixiga e recebeu Menção Honrosa no II Seminário do Aprender com Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP em 2012.

Mais informações:

Rede de Educadores de Museus

Network of Museum Educators

A REM-SP é formada por um grupo aberto de profissionais com o propósito de estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área de educação museal, de modo a fundamentar, avaliar, dinamizar e potencializar ações para a área, conforme as necessidades e realidades do Estado de São Paulo. Promove encontros periódicos com educadores de museus e espaços culturais, estudantes, pesquisadores e outros profissionais interessados.

Mais informações:

Links

Links

Laboratórios, Grupos de Pesquisa e lnstituições 

Laboratories, Reserach Groups and Institutions 

ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas  http://www.abap.org.br/

QUAPA/SEL, Quadro do Paisagismo no Brasil, FAU USP. http://quapa.fau.usp.br/wordpress/

LabParq - Laboratório Paisagem, Arte e Cultura da FAU USP. http://www.labparc.fau.usp.br/

Labur - Laboratório de Geografia Urbana - Departamento de Geografia - FFLCH/USP

Memória Ferroviária - https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/

LINKS

ICOMOS Brasil – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Brasil  www.icomos.org.br

ICOMOS – Internacional Council on Monuments and Sites  https://www.icomos.org/fr/

UNESCO – Lista do Patrimônio Mundial  https://whc.unesco.org/en/list/

Rede PHI – Patrimônio Histórico + Cultural Latinoamericano https://phi.aq.upm.es/static/

TICCIH - The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage

http://ticcih.org/about/about-ticcih/   https://ticcihbrasil.com.br/

O DOCOMOMO  International Working Party for Documentation and COnservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement  http://www.docomomo.com  http://docomomo.org.br/

 

 

IPHAN http://portal.iphan.gov.br/

CONDEPHAAT http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.43bcf857bf12dca6f7378d27ca60c1a0/?vgnextoid=43d2111e5789b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD

DPH/COMPRESP - Departamento do Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_historico/

 

ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas  http://www.abap.org.br/

INSTITUTO SÃO PAULO ANTIGA: https://www.saopauloantiga.com.br/

APCR – ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CONSERVADORES-RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS

http://www.arp.org.pt/consulta/apcr-associacao-paulista-de-conservadores-restauradores-de-bens-culturais.html

INSTITUTO PEDRA http://institutopedra.org.br/

LABORATÓRIO DAS ARTES DE FRANCA  www.laboratoriodasartes.com.b

Caminhos do viajante

https://www.caminhosdoviajante.com.br/diario2/receptivo/barroco.html

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Cavalo_Icomos.png
bottom of page