O que fazemos ?

DISSEMINANDO O CONHECIMENTO

O Centro de Documentação do ICOMOS se especializa em patrimônio cultural, monumentos e sítios, sua conservação e restauração. O Centro de Documentação do ICOMOS é o repositório primário da documentação original sobre os bens culturais e mistos (naturais and culturais) que forma inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1978.

Conheça mais sobre o Centro de Documentação do ICOMOS (em inglês)

 

Alguns recursos:

 

Catálogos de referências bibliográficas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O nosso catálogo on-line acaba de ser atualizado: Veja o resumo dos últimos 6 meses referências bibliográficas por tema (conservação do patrimônio cultural, vários tipos de arquitetura, do patrimônio arqueológico, paisagens e rotas culturais ...).
Baixar resumo (PDF, 500 MB) Qualquer refererência pode ser consultada no Centro de Documentação do ICOMOS ou digitalizado, sujeitos à legislação de direitos de autor (consulte as nossas condições).

 

 

Nova bibliografia: Arquitetura em pedra

Esta bibliografia se refere a documentos e materiais disponíveis no Centro de Documentação do ICOMOS. Ela não pretende ser uma lista abrangente da literatura científica sobre o patrimônio em pedra. Qualquer referência pode ser consultada ou digitalizada, sujeita aos limites da legislação de direitos de autor.

Baixar documento (PDF, 4 MB)

 

 

Nova bibliografia: Patrimônio industrial e técnico

Esta bibliografia se refere a documentos e materiais disponíveis no Centro de Documentação do ICOMOS. Ela não pretende ser uma lista abrangente da literatura científica sobre o patrimônio industrial e técnico. Qualquer referência pode ser consultada ou digitalizada, sujeita aos limites da legislação de direitos de autor.

Baixar documento (PDF, 3,5 MB)

 

 

ENVOLVIMENTO EM CONVENÇÕES INTERNACIONAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ICOMOS é o órgão profissional consultivo sobre o patrimônio cultural do Comitê do Patrimônio Mundial: é um dos órgãos consultivos designados pela Convenção do Patrimônio Mundial de 1972. Uma de suas principais funções é a avaliação das candidaturas feitas a cada ano para a Lista do Patrimônio Mundial pelos Estados Parte da Convenção.  Esta tarefa foi atribuída ao Painel do Patrimônio Mundial do ICOMOS do qual se requer que desenvolva métodos o mais justos, rigorosos e profissionais quanto possível. O Painel é nomeado pelo Presidente do ICOMOS.

 

Tarefas específicas do Painel do Patrimônio Mundial:

  • Realizar uma avaliação rigorosa de todas as nomeações de bens culturais e mistos para a Lista do Patrimônio Mundial.

  • Sempre que necessário, identificar informações adicionais específicas a serem solicitadas dos Estados Parte para completar as recomendações do ICOMOS.

  • Determinar as recomendações do ICOMOS em relação a cada nova candidatura, em conformidade com os requisitos estabelecidos nas Diretrizes Operacionais para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial.

  • Garantir que as recomendações do ICOMOS sejam consistentes e profissionalmente sólidos, refletindo uma expertise diversificada e especializada.

 

Mais sobre isso

 

 

 

PATRIMÔNIO EM PERIGO

 

O programa Heritage @ Risk foi endossado pelos membros do ICOMOS na Assembléia Geral no México, em 1999. O objetivo destes relatórios é identificar lugares, monumentos e sítios patrimoniais ameaçados, apresentar estudos de caso e tendências típicas, e compartilhar sugestões para a resolução de ameaças individuais ou globais ao nosso patrimônio cultural. A cada ano, um convite é feito a todos os Comitês Nacionais do ICOMOS, aos comitês científicos internacionais e à rede profissional mundial do ICOMOS, para fornecer relatórios curtos apontando riscos no seu país ou área de especialização, incluindo estudos de casos.

Mais sobre as ações sobre o patrimônio em perigo.

 

EDUCAÇÃO E PROJETOS

O Fundo Internacional Raymond Lemaire – Um programa do ICOMOS para hablidades da Nova Geração

O Fundo Lemaire Raymond visa incentivar jovens profissionais do patrimônio a desenvolver suas habilidades através da formação e para recebê-los no âmbito do ICOMOS. Ele é administrado pelo Secretariado Internacional do ICOMOS, sob a supervisão do Conselho de Administração do ICOMOS.

Em 2015, o Fundo distribuiu suas primeiras bolsas de estudo para jovens profissionais ou estudantes (com idade entre 21 e 30) que exerçam suas atividades ou estudos na área de especialização do ICOMOS e contribuam para promover a conservação, proteção, uso e valorização do patrimônio cultural da humanidade.

Mais sobre o Fundo Internacional Raymond Lemaire (em inglês) 

 

Projetos

O ICOMOS diversifica e multiplica suas atividades e serviços, tanto para desenvolver novas fontes de financiamento para o ICOMOS quanto para fornecer mais oportunidades e serviços para os nossos membros.

Por isso, o Conselho de Administração criou um grupo de trabalho sobre "Serviços ICOMOS", com a tarefa de identificar oportunidades adequadas para o ICOMOS, desenvolver critérios para se identificar o tipo de projetos o ICOMOS deve se envolver, bem como os representantes do ICOMOS nestes projetos devem ser selecionados de modo transparente e como assegurar uma adequada remuneração para o ICOMOS no âmbito destes projectos. Diretrizes de financiamento estão sendo trabalhadas por este grupo e logo estarão disponíveis.

Mais sobre esse tópico. (em inglês)

 

 

  • w-facebook

© 2015 By icomos.br