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ATIQUE, F. (org). Os Interpretes da Cidade - pesquisadores e histórias de São Paulo. Entrevistas com Hugo Segawa, Stella Bresciani, Sarah Feldman, Odette Seabra e Frehse. São Paulo:UNIFESP, 2020. 
https://cutt.ly/8hTB854

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ATIQUE, Fernando. Arquitetura Evanescente: a destruição de edifícios cariocas em perspectiva histórica. 1. ed. São Paulo: EDUSP / FAPESP, 2019. v. 1. 192p .

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KÜHL, BEATRIZ M. Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização: Problemas Teóricos de Restauro. 2. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2018. v. 1. 328p .

Livros

Books

ARANTES, ANTONIO. Museu Aberto do Descobrimento. Guia Cultural.. 1. ed. Brasilia e Campinas: IPHAN e Andrade e Arantes Ltda, 2001. v. 1. 147p .

_________. Paisagens paulistanas: transformações do espaço público. 1. ed. Campinas: Unicamp, 2000. 190p .

_________. O espaço da diferença. 1. ed. Campinas: Papirus e UNICAMP, 2000. v. 1. 304p .

ATIQUE, F. Arquitetura Evanescente: a destruição de edifícios cariocas em perspectiva histórica. 1. ed. São Paulo: EDUSP / FAPESP, 2019. v. 1. 192p .

________. Memória Moderna: a trajetória do Edifício Esther. 2a. ed. São Carlos: RiMa, 2013. 384p .

BAROSSI, ANTONIO CARLOS ; KUHL, B. M. ; OKSMAN, S. . O EDIFICIO DA FAUUSP DE VILANOVA ARTIGAS. 1. ed. São Paulo: Editora da Cidade, 2016. v. 1. 208p .

CYMBALISTA, R.; FELDMAN, S.; KÜHL, B.(Orgs.) . Patrimônio cultural: Memória e intervenções urbanas. 1. ed. São Paulo: AnnaBlume / FAPESP, 2017. v. 1. 244p.

FIGUEIREDO, VANESSA. G. B.; SABATÉ BEL, JOAQUIN (Orgs.). Paisagens Culturais Brasileiras. Revista ID – Identidades, especial. Barcelona: UPC – Univ. Politecnica Catalunha, v.6. p. 387 p. ISSN 2014-0614. (Laboratório Internacional de Paisagens Culturais), 2015. Disponível em <https://upcommons.upc.edu/handle/2117/93035>

FIGUEIREDO, VANESSA. G. B.; RODRIGUES, R. (ORGS.). Paranapiacaba: um patrimônio para a humanidade. 1. ed. São Paulo: Marquise, v. 1. 256p, 2014.

FLOÊNCIO, SÔNIA RAMPIM; et al. Educação patrimonial: inventários participativos: manual de aplicação. Brasília: Iphan, 2016. Disponível em: http://bit.ly/2vy1MQ8

_________. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. 2 ed. Brasília: Iphan/DAF/Cogedi/Ceduc, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf

KÜHL, BEATRIZ MUGAYAR. Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização: Problemas Teóricos de Restauro. 2. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2018. v. 1. 328p .

________. Gustavo Giovannoni. Textos Escolhidos. 1aR. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2017. v. 1. 208p.

IPHAN. Educação patrimonial: orientações ao professor. 2 imp. – João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2011. Disponível em: http://repep.fflch.usp.br/sites/repep.fflch.usp.br/files/Caderno-Tem%C3%A1tico-011.pdf

Nascimento, Flavia B. Blocos de Memórias - habitação social, arquitetura moderna e patrimônio cultural. São Paulo: Edusp, 2017.

OKSMAN, S.; FURLAN, L. A. ; NADALUTTI, L. ; MARINGONI, H. ; PIRES, J. . O MASP DE LINA. 1. ed. SAO PAULO: MASP, 2019. v. 1. 348p .

OLIVEIRA, EDUARDO ROMERO DE. Memória Ferroviária e Cultura do Trabalho: balanços teóricos e metodologias de registros de bens ferroviários numa perspectiva multidisciplinar. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP - Selo Cultura Acadêmica, 2019. v. 1. 400p.

REPEP. Estudo de alteração da área envoltória do tombamento do   Núcleo   Original da Freguesia do Ó.   São  Paulo:  Repep,  2017.  Disponível  em: http://bit.ly/repepestudO

REPEP. Dossiê do Inventário Participativo Minhocão contra gentrificação. São Paulo, 2019. Disponível em: http://bit.ly/minhocaocontragentrificacao

SCIFONI, S. A Construção do Patrimônio Natural.São Paulo: Edições Labur, 2007.

XAVIER, A.;Scifoni S. Patrimônio Natural - três roteiros em São Paulo. São Paulo: Via das Artes, 2012.

Capítulos de Livro

Book Chapters

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_____. Paranapiacaba: Sustainable Preservation of a Cultural Landscape. In: ROCHA, Andreza A. da. (Org.). World Heritage Today: Challenges for Interpretation, Conservation and Development. Berlim: Dr. Köster, v. 1, p. 223-252, 2012.

_____. Instrumentos urbanísticos para Preservação do Patrimônio Cultural. In: IPHAN - Weber Sutti. (Org.). I Forum Nacional do Patrimônio Cultural. Brasilia: IPHAN, v. 01, p. 261-274, 2012.

MENEGUELLO, C.RUBINO, S. B. . A questão do patrimônio industrial no Brasil - em busca de uma tipologia. In: Miguel Ángel Álvarez Areces; Jorge D. Tartarini. (Org.). Testimonio de la memoria del trabajo y la produción. 1eded.Buenos Aires/Gijón: INCUNA/AySA, 2008, v. 1, p. 119-134.

SCIFONI, S. Para repensar a Educação Patrimonial. In: PINHEIRO, Adson R.. (Org.). Cadernos de Educação Patrimonial. 1ed.Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2014, v. 1, p. 187-198. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_Cadernos_do_patrimonio_educacao_patrimonial_volI(3).pdf

_______. Educação e patrimônio cultural: reflexões sobre o tema. In: Átila Bezerra Tolentino. (Org.). Educação Patrimonial. Reflexões e práticas. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 30-37. Disponível em: https://issuu.com/daniellalira/docs/caderno_tem_tico_02_-_baixa_resolu__o?viewMode=doublePage

TOLENTINO, Átila. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. In: IPHAN. Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas, Caderno Temático nº 5, João Pessoa: Iphan-PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016. p. 38-48. https://www.academia.edu/30399303/O_que_n%C3%A3o_%C3%A9_educa%C3%A7%C3%A3o_patrimonial_cinco_fal%C3%A1cias_sobre_seu_conceito_e_sua_pr%C3%A1tica

Artigos

Articles

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_______. Oportunidades globais para o patrimônio imaterial. REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, v. 36, p. 53-60, 2018.

_______.Diversidade: o principal patrimônio cultural da humanidade. Óculo, v. 2, p. 14-20, 2018.
_______. O patrimônio cultural e seus usos: a dimensão urbana. Revista Habitus. Goiânia, v.4, n.1, p.425-435, jan/jun. 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18224/hab.v4.1.2006.425-435

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RUFINONI, M. R.. Do edifício ao território: o patrimônio urbano industrial na trajetória do Condephaat (1968-2018). ARQ.URB, v. 26, p. 44-60, 2019.

________. O direito à cidade e o direito ao patrimônio urbano. REVISTA RESTAURO (impressa), v. 1, p. 74-79, 2019.

________. O registro e a documentação do patrimônio industrial no Brás e na Mooca. REVISTA CPC (USP), v. 21, p. 219-243, 2016.

SCIFONI, SIMONE. Conhecer para preservar: uma ideia fora do tempo. REVISTA CPC (USP), v. 14, p. 14-31, 2019. Disponível em:

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SILVA, T.M.; OLIVEIRA, EDUARDO R. . Oficinas e depósitos ferroviários: identificação e análise de algumas companhias férreas paulistas (1867-1930). PÓS. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA FAUUSP, v. 26, p. e145345, 2019.

TOGNON, Marcos. O desenho e a história da técnica na arquitetura do Brasil colonial. Varia História (UFMG. Impresso), v. 27, p. 547-556, 2011.

Teses e Dissertações

Theses and Dissertations

FARAH, ANA P. Restauro Arquitetônico: a formação do arquiteto-urbanista no Brasil para preservação do patrimônio edificado - o caso das escolas do Estado de São Paulo, São Paulo: USP, 2012.

FIGUEIREDO, VANESSA. G. B. Da Tutela dos Monumentos à Gestão Sustentável das Paisagens Culturais: inspirações para uma nova política de preservação do patrimônio cultural no Brasil (Tese de Doutoramento). São Paulo: FAU USP, 2014.   Disponível em <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-14082014-134950/pt-br.php>

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