top of page

Patrimônio Cultural Paulista

Paulista Cultural Heritage

Quadro da Preservação Cultural Paulista 
São Paulo Cultural Preservation Framework 

Foi iniciada uma pesquisa que visa levantar e compreender as estruturas e instrumentos de reconhecimento e gestão nos municípios do Estado de São Paulo. Estão sendo levantados e organizados todos os bens culturais reconhecidos nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal) em SIG, constituindo bancos de dados integrados e cartografias georrefereciada sobre o patrimônio cultural paulista e sua gestão.  Esta pesquisa está em desenvolvimento sob coordenação da profa.Dra.Vanessa G.Bello Figueiredo e conta com a colaboração da FAU PUCC – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por meio do Termo de Cooperação firmado com o ICOMOS Brasil.  A partir de 2021 recebe apoio da UNICAMP - IG Geografia, com o Grupo de Pesquisa Geografia, Patrimônio e Turismo, coordenado pela pr0fa. Dra. Maria Tereza Duarte Paes. Em breve, lançaremos publicações parciais, organizadas em volumes por regiões, reunindo todos os dados e análises por regiões do Estado de São Paulo.

 

Fichas sobre o Patrimônio Cultural Paulista

Bens Reconhecidos

Recognized Heritage

Estão sendo produzidas fichas curtas sobre o patrimônio cultural paulista, também com a colaboração da FAU PUC-Campinas. Trata-se de uma ação de divulgação e educação patrimonial dos bens já reconhecidos pelo poder público, por tombamento do patrimônio material, registro do patrimônio imaterial ou chancela das paisagens culturais nas três esferas de governo, federal, estadual e municipal. Este trabalho está em desenvolvimento e está sendo paulatinamente divulgado no instagram.

 

                        Acompanhe no www.instagram.com/icomos.br.sp/ !

 

 

Lista indicativa de Bens de lnteresse Cultural 

Interest Heritage

Trata-se de uma lista indicativa do ICOMOS São Paulo de bens ainda não reconhecidos por tombamento, registro ou chancela, mas que apresentam significados culturais, históricos, memoriais, científicos e/ou afetivos. Este é um trabalho interativo e cooperativo e você pode contribuir sugerindo bens para uma lista indicativa que está em andamento.

RMSP – São Paulo 

RMC – Campinas

RMBS – Baixada Santista 

RMLNVP – Litoral Norte e Vale do Paraíba 

RMS – Sorocaba 

RMRP – Ribeirão Preto  

AUJ – Jundiaí 

AUP – Piracicaba 

AUF – Franca 

Demais Regiões e Cidades do Estado de São Paulo 

 

Os bens estão sendo organizados por Tipologias 

Natural, Rural, Paisagem Cultural, Urbano (cidades, vilas, centro histórico), Paisagístico (jardim histórico, parque, praça, outros), Conjunto Arquitetônico, imaterial (lugares, celebrações, saberes e fazeres, formas de expressão) e Edificação e também por tipo de usos originais (religiosa, militar, educacional, saúde, cultural, industrial, ferroviário, comércio e serviços, residencial, institucional) e por tipos ou estilos de arquitetura (colonial, Neocolonial, Gótico, Neogótico, Barroco, Eclético, Art deco, Art nouveau, Moderno, Contemporâneo, entre outros).

 

Outras lnformações e Instituições Colaboradoras

Patrimônio Moderno

Modern Heritage

Outras informações disponíveis no site do DOCOMOMO: http://docomomo.org.br/

 

Patrimônio Industrial e Ferroviário 

Industrial  and Rail Heritage

Outras informações disponíveis no site do TICCIH/Brasil (https://ticcihbrasil.com.br/).

Visualizador gráfico com localização e dados georeferenciados de bens industriais protegidos: https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1O7itf04w4hYhHrS5f-32DtYGwq37eeNE&ll=-12.910419837074146%2C-42.30788743749997&z=3.

Bens ferroviários, na página do grupo Memória Ferroviária https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/

Para a bibliografia específica, o grupo Memória Ferroviária fez uma grande base de dados bibliográficos de teses, artigos e documentos sobre patrimônio e história ferroviária. https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/?p=3155

Se quiseres contribuir sugerindo bens de interesse cultural em sua cidade, ou atualizando informações sobre bens já reconhecidos envie esta ficha preenchida ao saopaulo@icomos.org.br

bottom of page