top of page
Site_cabecalho_Ensino.png

Fórum das Universidades

University Forum

O FÓRUM DAS UNIVERSIDADES é o resultado de uma ideia lançada por Gustavo Araoz, então presidente do ICOMOS, em outubro de 2015 e seu objetivo seria reunir universidades e outras instituições culturais afins para colaborar com o cumprimento da missão do ICOMOS. Constituir-se-ia em um fórum operacional flexível, que resolveria uma "lacuna grave" na composição do ICOMOS, a saber, a ausência do quarto setor da comunidade internacional do patrimônio: universidades e instituições acadêmicas. As universidades, com sua permanência institucional, visão crítica e capacidade para produzir reflexões mais profundas, seriam os sócios ideais para desenvolver respostas aos novos desafios que se apresentam hoje frente a esta nova configuração no campo do patrimônio cultural. Com o FÓRUM DAS UNIVERSIDADES, poderemos organizar conjuntamente pesquisas, publicações, eventos, entre outros, ampliando as possibilidades de ação tanto de nossas universidades como do ICOMOS.
 

Neste momento, um Grupo de Trabalho vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está preparando um diretório web para o FÓRUM UNIVERSITÁRIO, cujo objetivo é identificar, globalmente, as principais universidades com programas direta ou indiretamente relacionados com o patrimônio. Com esta finalidade, preparamos um projeto piloto dirigido à região ibero-americana, com o apoio dos Comitês Nacionais do ICOMOS, da Rede PHI (Patrimônio Histórico Ibero-americano) e da APTI (Association of Preservation Technology). Neste sentido, solicitamos sua ajuda para levar a cabo um piloto de nosso projeto, respondendo este questionário online. É um breve questionário, cujo objetivo é examinar as principais características dos cursos de pós—graduação, que abordam o tema do patrimônio em sua instituição. Pedimos ainda que caso tenha mais de um programa com a temática, cadastre-os de forma individualizada, preenchendo um questionário para cada programa.

 

QUESTIONÁRIO FÓRUM DAS UNIVERSIDADES

É um questionário curto, que leva poucos minutos para seu preenchimento on-line e o prazo de respostas foi estendido para 15 de agosto de 2020.

 

No link abaixo está o questionário e maiores informações sobre seus objetivos.

ensino.png

Questionário

Fórum das Universidades

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Cavalo_Icomos.png
bottom of page