SEJA MEMBRO ICOMOS

SEJA MEMBRO DO PROGRAMA 
ICOMOS JOVEM E
NOVOS PROFISSIONAIS

Podem solicitar seu ingresso no Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios aqueles profissionais que tenham trajetória na área do patrimônio, tanto aqueles envolvidos com atividades acadêmicas, quanto aqueles dedicados a atividades profissionais e de administração na área.  

A candidatura será analisada pelo Conselho Deliberativo, que usará como critério de admissão, a análise do currículo do interessado e a comprovação de cinco anos de atuação e produção continuada.

Para solicitar seu ingresso no ICOMOS-BRASIL, o candidato deverá preencher a ficha a seguir, e enviá-la para o Presidente, através do e-mail presidente@icomos.org.br ou secretaria@icomos.org.br, juntamente com cópia do Cv lattes em PDF.

Programas ICOMOS Jovem e Novos Profissionais

Coordenados pelo GT Patrimônio para Nossas Gerações icomospng@gmail.com

 

Objetivos

- Facilitar e incentivar o ingresso de novos pesquisadores e profissionais, que estão iniciando sua vida acadêmica e profissional no campo do Patrimônio Cultural.

- Promover a integração e inserção de novos pesquisadores e profissionais em todas as estruturas do ICOMOS Brasil, em especial nos Comitês Científicos Nacionais e nos Núcleos Estaduais.

- Ampliar a influência do ICOMOS Brasil no início da formação profissional dos indivíduos, incentivando a inserção e vivência no campo do Patrimônio Cultural, inclusive nas áreas do conhecimento em que não faz parte da grade curricular dos cursos de graduação.

- Ampliar o conhecimento do ICOMOS Brasil pela comunidade em geral e sua atuação junto a ela, por meio de atividades de pesquisa e extensão em que os Jovens Pesquisadores e Novos Profissionais estarão inseridos.

- Ampliar a base associativa do ICOMOS Brasil e a vivência dos novos profissionais.

- Renovar o debate teórico-conceitual e prático em todas as instâncias do ICOMOS Brasil, a partir da diversificação de experiências de vida e de pesquisa.

 

Definições

- ICOMOS Jovem:

aqueles matriculados regularmente em curso de graduação.

- Novos Profissionais (Emerging Professionals):

a) graduados que estejam iniciando sua atuação profissional no campo do patrimônio, egressos ou não do programa Icomos Jovem;

b) alunos de programas de pós-graduação de qualquer tipo (lato sensu ou stricto sensu) nos níveis de especialização, mestrado, mestrado profissional ou doutorado; ou

c) recém-doutores (até 3 anos após a conclusão).

 

. As candidaturas poderão ser motivadas por convênios e/ou termos de cooperação institucional entre o ICOMOS e universidades e ou outras instituições.

Condições de participação:

. Podem participar de Núcleo Estadual do ICOMOS e de até 3 (três) Comitês Nacionais (a sua escolha e mediante aprovação dos Coordenadores dos mesmos) - sendo obrigatória participação ativa em ao menos um desses órgãos para revalidação anual de sua filiação;

. Terão direito a voz, mas não terão direito a voto em Assembleias e Instâncias deliberativas do Comitê Nacional do ICOMOS; e

. Terão isenção de anuidade por até três anos.

COMO FILIAR-SE

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

COMO CANDIDATAR-SE

CONTATO

Candidaturas pelo Formulário Online

Rua dos Otoni, 416, sala 203

Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG

presidente@icomos.org.br

secretaria@icomos.org.br

Declaração de Compromisso Ético - PT

Declaração de Compromisso Ético - EN/FR