top of page
cabeçalho_turismo.png

Sobre

About

Apresentação

Presentation

O ICOMOS, International Council on Monuments and Sites, é uma organização não governamental global, fundada em Veneza, Itália, em 1964. O Comitê Brasileiro do ICOMOS, foi fundado em 1978 no Rio de Janeiro. A sua missão é promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, sítios urbanos, naturais e rurais, paisagens e o patrimônio imaterial. O ICOMOS é o organismo consultor do Comitê do Patrimônio Mundial para a implementação e gestão da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O ICOMOS Internacional reúne cerca de 11 mil membros individuais, profissionais e pesquisadores especialistas, e 271 membros institucionais em 151 países. Possui 107 comitês nacionais e 28 comitês científicos internacionais de temas especializados nas mais amplas áreas do patrimônio cultural. https://www.icomos.org/fr/

 

Mercado Modelo, Salvador, Bahia. Foto: Leandro Brusadin.

Desde 2016, o ICOMOS BRASIL – Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, vem se reorganizando e criando representações regionais e estaduais, assim como os comitês científicos nacionais. No Brasil cerca de 300 especialistas são filiados ativos, cujo notório saber é reconhecido pelo ICOMOS. Por mais de 40 anos, o ICOMOS BRASIL tem atuado na defesa do patrimônio local, regional, nacional e da humanidade e está representado em vários conselhos culturais em todo o país, como o Conselho do IPHAN, o Conselho Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC, entre outros. https://www.icomos.org.br

O ICOMOS participa no desenvolvimento da doutrina, evolução e divulgação de ideias, realiza ações de sensibilização, defesa e educação, congressos internacionais, publicações e elabora normas de intervenção no patrimônio cultural e Cartas Patrimoniais. O ICOMOS Brasil realiza Simpósios Científicos anuais nacionais e internacionais, com apresentação e debate de pesquisas e trabalhos técnicos na área da preservação cultural. https://www.even3.com.br/simposioicomos2020/

 

Seja também membro afiliado ao ICOMOS Brasil!

Envie sua solicitação!

Foto 2.JPG

Missão

Mission

turismo.png

Os Comitês Científicos do Icomos/Brasil (CCbr)  tem como missão "Promover o desenvolvimento do campo científico e prático da conservação patrimonial segundo o tema que aborda."

Os CCIBR deverão seguir os Princípios Eger-X'ian, um documento de trabalho que foi adotado durante a 15ª Assembleia Geral do ICOMOS em 2005, ou seja:

"Os Comitês [Científicos] Internacionais (ISC) são os veículos através dos quais o ICOMOS reúne, desenvolve e atende seus membros em todo o mundo de acordo com áreas de interesse especializado. O ICOMOS espera que os ISC estejam no centro da investigação científica e intercâmbio em seus domínios e compartilhar conhecimentos entre eles para promover uma abordagem multidisciplinar à proteção e gestão do patrimônio, em cumprimento aos objetivos do ICOMOS, conforme estabelecido no Artigo 5.b de seus estatutos: “Reunir, estudar e disseminar informações sobre princípios, técnicas e políticas. ” relacionadas à proteção do patrimônio”.

Maracatu_nacao.png

Maracatu-Nação, Turismo Cultural, Carnaval, Patrimônio Imaterial, Pernambuco. Pinterest

Os instrumentos de ação dos CCIBR, para cumprir sua missão, serão os seguintes, entre outros:

  • Promoção de reuniões científicas temáticas;

  • Promoção de cursos avançados ou para iniciantes;

  • Publicações científicas e de divulgação;

  • Relatórios sobre o estado de conservação, ou temas pertinentes ao Comitê, de bens patrimoniais do Brasil;

  • Recomendações de normas técnicas e legais específicas;

  • Boletins periódicos;

  • Participação em missões e encontros científicos nacionais e internacionais;

  • Representação do Icomos/Brasil nos correspondentes Comitês Científicos Internacionais do Icomos.

Plano de Ação 

Work Program

A interdisciplinaridade da equipe constitui um dos critérios para a composição do Comitê de Turismo Cultural, tais como arquitetos, sociólogos, antropólogos, turismólogos, historiadores, instrutores culturais, museólogos e profissionais com atuação no campo patrimonial. 

O plano de atividades é composto por:

 

  • Propor campanhas de orientação sobre a importância da inclusão de profissionais e estagiários de Turismo nas equipes de gestão do patrimônio cultural das municipalidades com conjuntos significativos de bens.
     

  • Incentivar a participação social na identificação e reconhecimento do patrimônio cultural das cidades.
     

  • Estimular o tratamento equilibrado e sustentável dos usos turísticos do patrimônio cultural.
     

  • Estabelecer a análise de danos e de riscos da atividade turística em municípios com significativo conjunto patrimonial.
     

  • Incentivar a composição de Conselhos independentes para gestão dos interesses patrimoniais em municípios com conjuntos significativos de bens.

 

  • Realizar encontros entre os membros do Comitê por meio de eventos e outros fóruns de discussões com a participação da sociedade civil com o intuito de difundir as ações e pesquisas na temática do turismo cultural no cenário brasileiro. 

 

  • Manter um diálogo aberto com os demais Comitês do Icomos - Brasil e outras esferas do Icomos Internacional com o intuito de situar as oportunidades e possíveis ameaças da atividade turística frente ao patrimônio cultural. 

Estatuto

Estatute

Em desenvolvimento

Créditos da Arte Gráfica

Icone CCbr Turismo Cultual: Vanessa Bello

Site: Vanessa Bello, Vitória Bellon e Isabela Ribeiro

bottom of page