top of page
ICOMOS_BR.png

Notícias Comitê Paisagem Cultural

News




2021


SETEMBRO O CCbr paisagem Cultural do ICOMOS BRASIL tem mais duas novas especialistas aprovadas como membros do ISSCL - Comitê Internacional de Paisagens Culturais do Icomos: Vanessa Bello Figueiredo e Laura Lage.


MARÇO A AGOSTO Comitê Científico Nacional Paisagem Cultural debate seu Regimento Interno e prepara Publicações para 2022 e 2023. ABRIL CCbr Paisagem Cultural contribui para a revisão do conceito de paisagem cultural junto ao Comitê Científico Internacional Cultural Landscape


2020


NOVEMBRO IV Simpósio Científico Nacional do ICOMOS Brasil e I Simpósio ICOMOS LAC - Latinoamerica e Caribe 9 e 13 de novembro https://www.even3.com.br/simposioicomos2020/ Palestra: Gestão do Patrimônio Mundial https://www.youtube.com/watch?v=2HIq9KAKQec Palestra: Paisagem Urbana Histórica HUL https://www.youtube.com/watch?v=XxFw3wNO7r8&feature=emb_logo AGOSTO A NOVEMBRO Webinars Icomos Brasil com colaboração do CCbr Paisagem Cultural, às quartas-feiras as 19h30. 26/08. Patrimônio Imaterial, Meio Ambiente e Paisagem Cultural 07/10. Horizontes Patrimoniais: tempo, paisagens urbanas, sociedade e artes Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=GI8O-Dv_yCk&feature=youtu.be AGOSTO Seminário Internacional Paisagem e Jardim: Burle Marx em sintonia com o tempo. 4 e 5 de agosto Link: https://cutt.ly/Tp7HpfR JULHO O Comitê Científico Nacional de Paisagens Culturais lança seu site. JUNHO O ICOMOS Brasil realiza reunião on line com os coordenadores dos Comitês Científicos Nacionais para definir atividades remotas, palestras e debates durante a pandemia. O Comitê Científico Nacional de Paisagens Culturais divulga Fichas Paisagens Culturais Mundiais no Instagram. A Ação visa ampliar o conhecimento sobre as paisagens patrimônio, trabalhando na perspectiva da educação patrimonial. Este trabalho está sendo desenvolvido em parceria entre o ICOMOS e a PUC-Campinas, envolvendo estudantes da graduação em atividades de estágio e pesquisa. Conheça e acompanhe pelo @icomos.br.paisagem ! MARÇO A FAU PUC-Campinas e o ICOMOS Brasil iniciam parceria, viabilizando a participação de estagiários, junto aos trabalhos realizados pelo CCN-BR Paisagem Cultural e ICOMOS São Paulo.


2019


NOVEMBRO O CCN Paisagens Culturais apresenta propostas para a Revisão da Chancela da Paisagem cultural Brasileira, em revisão pelo IPHAN. OUTUBRO O CCN-BR Paisagem Cultural apresenta trabalhos em mesa no XVIII ENANPUR - Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, em Natal – RGN, Brasil. SETEMBRO O Comitê Científico Nacional de Paisagens Culturais e o Núcleo São Paulo apresentam ao IPHAN e Governo do Estado de São Paulo solicitação para retomada da candidatura “Paisagem Cultural de Paranapiacaba: vila e sistemas ferroviários na Serra do Mar São Paulo” ao reconhecimento como Patrimônio da Humanidade. MAIO O Comitê Científico Nacional de Paisagens Culturais (CCN-BR Paisagem Cultural) é criado no 3º Simpósio Nacional do ICOMOS Brasil em Belo Horizonte e realiza sua primeira reunião presencial.

bottom of page