top of page
ICOMOS_BR.png
  • icomos br
  • 26 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura
Carta de Apoio ao Corpo Técnico do IPHAN PE e em defesa do conjunto tombado do Bairro do Recife

Como sabemos, o Bairro do Recife é Patrimônio Nacional, tombado pelo IPHAN em 2012 (Processo 1168-T-85 – Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Antigo Bairro do Recife), em um perímetro que reconhece a importância do conjunto que resulta da Reforma Urbana realizada no início do século XX, seguindo o modelo da Paris do Barão de Haussmann. O traçado radial que parte do Marco Zero é marcado sobretudo pelos “boulevards” que se constituem através das Avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda, com seus imponentes edifícios ecléticos que representam a influência da “belle époque” no Brasil e no Recife. Entre os edifícios ecléticos, destaque maior é dado àqueles que marcam suas esquinas com os característicos torreões coroados por cúpulas, muitas vezes tirando proveito e valorizando os lotes triangulares que resultam desse traçado radial (chamados “ferros de engomar”), se constituindo em mais uma especificidade desse conjunto que orgulha os cidadãos pernambucanos. O “Recife Antigo”, como passou a ser chamado mais popularmente, vem sendo objeto de reiteradas intervenções, públicas e privadas, que partem do valor atribuído pela sociedade, oficializado pelos órgãos de preservação, a este conjunto.


Diante de tudo isso, vimos a público demonstrar nossa preocupação com o “pronunciamento conjunto” (de 23/01/24) da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (SEPUL) da Prefeitura do Recife, em favor da aprovação dos projetos previstos para os imóveis de nº 23 da Av. Rio Branco e de nº 58 da Av. Marquês de Olinda que, juntos, conformam uma das principais quadras “ferro de engomar” do conjunto. Os projetos preveem a substituição de todas as esquadrias do 1º e 2º pavimentos das edificações e, pasmem, a construção de um restaurante em forma de zeppelin sobre a laje de cobertura de ambas as edificações, ultrapassando o gabarito permitido (1,22 m mais alto que a cúpula do nº 23 da Av. Rio Branco) e ficando praticamente colado à platibanda de ambas as edificações pela extensão de 4,72m das fachadas que se voltam para a Av. Marquês de Olinda, com fortíssima interferência em um dos principais imóveis de destaque do conjunto tombado que conforma a Praça do Marco Zero, ou seja, na leitura da paisagem histórica do bairro. Felizmente, o corpo técnico do IPHAN-PE, de forma unânime e assertiva, já havia emitido parecer técnico fundamentado (em 10/23) pela não-aprovação destes projetos em respeito à legislação pertinente. Em 20 de fevereiro último, após recurso realizado pelos arquitetos e responsáveis técnicos do projeto em questão com base no pronunciamento da SEPUL, mais uma vez por unanimidade, o corpo técnico do IPHAN-PE reafirma a decisão e análise já realizada, sendo incisivo quanto às normativas preservacionistas às quais o imóvel deve responder.


Por fim, ressaltamos que trata-se de um processo cujo trâmite junto ao IPHAN-PE, iniciado em 15/09/2023 através dos processos de n. 01498.000920/2023-41 (Av. Rio Branco, 23) e n. 01498.000922/2023-30 (Av. Marquês de Olinda, 58), estão disponíveis para consulta pública através do sistema SEI! do IPHAN e, sobre os quais, se faz urgente e necessário um debate público, já que estamos falando do coração do sítio histórico tombado nacionalmente pelo IPHAN. O debate público sobre intervenções em um patrimônio que é de todos é uma prática que já devia estar plenamente consolidada na gestão urbana e cidadã, e que não deveria depender da pesquisa sistemática de especialistas que procuram acompanhar as ações preservacionistas (ou não) na cidade e no país. Não é à toa que a imagem do conjunto arquitetônico e urbano, tomada a partir do Marco Zero e destacando os edifícios que encabeçam as quadras que se voltam a este, tornou-se um dos principais cartões postais pelos quais nossa cidade é reconhecida, que chega ser tatuado na pele de muitos pernambucanos.


Reiteramos nosso incondicional apoio à equipe técnica do IPHAN-PE, que tem agido de forma coerente com a atribuição que lhe cabe no sentido de zelar pelo cumprimento das orientações para a preservação do conjunto tombado do Bairro do Recife que conforma uma paisagem singular. A reutilização do imóvel é desejada e bem vinda e o uso proposto poderia ser plenamente absorvido pelo edifício objeto de intervenção, sem a inserção do novo e alienígena volume proposto. Com certeza a sociedade pernambucana, com seu elevado capital cultural, saberá valorizar uma intervenção que parta da preservação de nosso patrimônio. Ser moderno é ser sustentável e entender o valor cultural e econômico de nosso patrimônio plenamente preservado, vivo e utilizado, tirando partido de suas características singulares. Vamos ao debate!


Texto redigido por Natália Miranda Vieira-de-Araújo (Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE, Coordenadora do Núcleo PE do ICOMOS Brasil e Pesquisadora do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural da UFPE - LUP) em nome das seguintes instituições:


- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO URBANO DA UFPE (PPG.MDU-UFPE);

- INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL - IAB/PE;

- NÚCLEO PERNAMBUCO DO ICOMOS BRASIL;

- ICOMOS BRASIL




 
 
 

28 comentários


Haseeb Aslam
Haseeb Aslam
há 2 horas

I decided to go traveling for six months and sublet my apartment, but I needed to remove my personal belongings and valuable electronics. I looked for movers and storage london to handle the job. This removals company london provided an excellent service; they brought all the packing materials and boxed up my personal items efficiently. Knowing that my things are stored in a secure warehouse with 24-hour surveillance allows me to enjoy my trip without worrying about the safety of my possessions.

Curtir

azeemseo769
há 6 dias

A website needs to work well for visitors. Jacq360 explains how a web development agency can make sites fast and user-friendly. This article is simple and helpful. A good website increases trust and sales. Jacq360 advice is practical and easy for any business to follow.

Curtir

Heena Ali
Heena Ali
16 de jan.

For anyone looking to improve their quality of life, connecting with professional medical services is highly recommended. Your advice on choosing the right specialist was particularly helpful.

Curtir

Viktor Nesteroid
Viktor Nesteroid
12 de jan.

Oi pessoal, escrevo do Brasil porque gosto de ler opiniões reais antes de me envolver com qualquer coisa online. Encontrei essa plataforma de forma bem casual, lendo comentários em um fórum de futebol depois de um jogo tenso do campeonato. O que me chamou atenção foi a quantidade de informações claras sobre partidas e estatísticas, tudo bem organizado. No meio da leitura resolvi clicar em saiba mais para entender melhor como funcionava. Comecei sem grandes expectativas e tive alguns resultados ruins logo de cara, o que quase me fez desistir. Continuei por curiosidade e acabei acertando boas previsões que compensaram tudo. Fiquei satisfeito porque senti controle e joguei com calma, sem exageros.

Curtir

rawatanku2018
07 de jan.

Uniswap is actually pretty easy to use once you get the hang of it. You just connect your wallet (like MetaMask), choose the token you want to swap, enter the amount, and confirm the transaction. Since it’s decentralized, you stay in control of your funds the whole time. Just make sure you have enough ETH for gas fees and always double-check the token address before swapping.

Visit us : https://www.cryptoswapwallets.com/blog/how-to-use-uniswap

Curtir

© 2022 By icomos.br

bottom of page