Paulista Cultural Heritage
Quadro da Preservação Cultural Paulista 2020
São Paulo Cultural Preservation Framework 2020
Está sendo iniciada uma pesquisa que visa levantar e compreender as estruturas e instrumentos de reconhecimento e gestão nos municípios do Estado de São Paulo. Estão sendo levantados e organizados todos os bens culturais reconhecidos nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal) em SIG, constituindo bancos de dados integrados e cartografias georrefereciada sobre o patrimônio cultural paulista e sua gestão. Esta pesquisa está em desenvolvimento sob coordenação da profa.Dra.Vanessa G.Bello Figueiredo e conta com a colaboração da FAU PUCC – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por meio do Termo de Cooperação firmado com o ICOMOS Brasil. Em breve, lançaremos uma publicação completa reunindo todos os dados e análises.
Fichas sobre o Patrimônio Cultural Paulista
Bens Reconhecidos
Recognized Heritage
Estão sendo produzidas fichas curtas sobre o patrimônio cultural paulista, também com a colaboração da FAU PUC-Campinas. Trata-se de uma ação de divulgação e educação patrimonial dos bens já reconhecidos pelo poder público, por tombamento do patrimônio material, registro do patrimônio imaterial ou chancela das paisagens culturais nas três esferas de governo, federal, estadual e municipal. Este trabalho está em desenvolvimento e está sendo paulatinamente divulgado no instagram.
Acompanhe no www.instagram.com/icomos.br.sp/ !
Lista indicativa de Bens de lnteresse Cultural
Interest Heritage
Trata-se de uma lista indicativa do ICOMOS São Paulo de bens ainda não reconhecidos por tombamento, registro ou chancela, mas que apresentam significados culturais, históricos, memoriais, científicos e/ou afetivos. Este é um trabalho interativo e cooperativo e você pode contribuir sugerindo bens para uma lista indicativa que está em andamento.
RMSP – São Paulo
RMC – Campinas
RMBS – Baixada Santista
RMLNVP – Litoral Norte e Vale do Paraíba
RMS – Sorocaba
RMRP – Ribeirão Preto
AUJ – Jundiaí
AUP – Piracicaba
AUF – Franca
Demais Regiões e Cidades do Estado de São Paulo
Os bens estão sendo organizados por Tipologias
Natural, Rural, Paisagem Cultural, Urbano (cidades, vilas, centro histórico), Paisagístico (jardim histórico, parque, praça, outros), Conjunto Arquitetônico, imaterial (lugares, celebrações, saberes e fazeres, formas de expressão) e Edificação e também por tipo de usos originais (religiosa, militar, educacional, saúde, cultural, industrial, ferroviário, comércio e serviços, residencial, institucional) e por tipos ou estilos de arquitetura (colonial, Neocolonial, Gótico, Neogótico, Barroco, Eclético, Art deco, Art nouveau, Moderno, Contemporâneo, entre outros).
Outras lnformações
Patrimônio Moderno
Modern Heritage
Outras informações disponíveis no site do DOCOMOMO: http://docomomo.org.br/
Patrimônio Industrial e Ferroviário
Industrial and Rail Heritage
Outras informações disponíveis no site do TICCIH/Brasil (https://ticcihbrasil.com.br/).
Visualizador gráfico com localização e dados georeferenciados de bens industriais protegidos: https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1O7itf04w4hYhHrS5f-32DtYGwq37eeNE&ll=-12.910419837074146%2C-42.30788743749997&z=3.
Bens ferroviários, na página do grupo Memória Ferroviária https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/
Para a bibliografia específica, o grupo Memória Ferroviária fez uma grande base de dados bibliográficos de teses, artigos e documentos sobre patrimônio e história ferroviária. https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/?p=3155
Comments