Patrimônio Cultural Paulista

Paulista Cultural Heritage


Quadro da Preservação Cultural Paulista 2020

São Paulo Cultural Preservation Framework 2020


Está sendo iniciada uma pesquisa que visa levantar e compreender as estruturas e instrumentos de reconhecimento e gestão nos municípios do Estado de São Paulo. Estão sendo levantados e organizados todos os bens culturais reconhecidos nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal) em SIG, constituindo bancos de dados integrados e cartografias georrefereciada sobre o patrimônio cultural paulista e sua gestão. Esta pesquisa está em desenvolvimento sob coordenação da profa.Dra.Vanessa G.Bello Figueiredo e conta com a colaboração da FAU PUCC – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por meio do Termo de Cooperação firmado com o ICOMOS Brasil. Em breve, lançaremos uma publicação completa reunindo todos os dados e análises.

Fichas sobre o Patrimônio Cultural Paulista

Bens Reconhecidos

Recognized Heritage


Estão sendo produzidas fichas curtas sobre o patrimônio cultural paulista, também com a colaboração da FAU PUC-Campinas. Trata-se de uma ação de divulgação e educação patrimonial dos bens já reconhecidos pelo poder público, por tombamento do patrimônio material, registro do patrimônio imaterial ou chancela das paisagens culturais nas três esferas de governo, federal, estadual e municipal. Este trabalho está em desenvolvimento e está sendo paulatinamente divulgado no instagram.

Acompanhe no www.instagram.com/icomos.br.sp/ !

Lista indicativa de Bens de lnteresse Cultural

Interest Heritage

Trata-se de uma lista indicativa do ICOMOS São Paulo de bens ainda não reconhecidos por tombamento, registro ou chancela, mas que apresentam significados culturais, históricos, memoriais, científicos e/ou afetivos. Este é um trabalho interativo e cooperativo e você pode contribuir sugerindo bens para uma lista indicativa que está em andamento.

RMSP – São Paulo

RMC – Campinas

RMBS – Baixada Santista

RMLNVP – Litoral Norte e Vale do Paraíba

RMS – Sorocaba

RMRP – Ribeirão Preto

AUJ – Jundiaí

AUP – Piracicaba

AUF – Franca

Demais Regiões e Cidades do Estado de São Paulo

Os bens estão sendo organizados por Tipologias

Natural, Rural, Paisagem Cultural, Urbano (cidades, vilas, centro histórico), Paisagístico (jardim histórico, parque, praça, outros), Conjunto Arquitetônico, imaterial (lugares, celebrações, saberes e fazeres, formas de expressão) e Edificação e também por tipo de usos originais (religiosa, militar, educacional, saúde, cultural, industrial, ferroviário, comércio e serviços, residencial, institucional) e por tipos ou estilos de arquitetura (colonial, Neocolonial, Gótico, Neogótico, Barroco, Eclético, Art deco, Art nouveau, Moderno, Contemporâneo, entre outros).

Outras lnformações

Patrimônio Moderno

Modern Heritage


Outras informações disponíveis no site do DOCOMOMO: http://docomomo.org.br/

Patrimônio Industrial e Ferroviário

Industrial and Rail Heritage


Outras informações disponíveis no site do TICCIH/Brasil (https://ticcihbrasil.com.br/).

Visualizador gráfico com localização e dados georeferenciados de bens industriais protegidos: https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1O7itf04w4hYhHrS5f-32DtYGwq37eeNE&ll=-12.910419837074146%2C-42.30788743749997&z=3.

Bens ferroviários, na página do grupo Memória Ferroviária https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/

Para a bibliografia específica, o grupo Memória Ferroviária fez uma grande base de dados bibliográficos de teses, artigos e documentos sobre patrimônio e história ferroviária. https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/?p=3155

  • w-facebook

© 2015 By icomos.br