ICOMOS_BR.png

Notícias Núcleo São Paulo

News





2021


Primeiro Semestre O ICOMOS São Paulo, em parceria com a PUC-Campinas e a UNICAMP, desenvolve o projeto de pesquisa QUAPAC - Quadro da Preservação Cultural Paulista, cujos primeiros volumes da série desta publicação deverão ser lançados em 2022.


Icomos Jovem São Paulo recebe mais de 10 novos integrantes!


2020


Novembro lV Simpósio Científico Nacional do ICOMOS Brasil, Rio de Janeiro (anual) https://www.even3.com.br/simposioicomos2020/


SETEMBRO/OUTUBRO/NOVEMBRO O ICOMOS São Paulo, em parceria com a Rede Patrimônio Cultural Paulista, lançou a Pauta-Compromisso, documento apresentado aos candidatos às eleições municipais 2020. 100 candidatos, em 32 cidades paulistas, de 23 diferentes partidos, assinaram o compromisso com o patrimônio cultural. Confira no site da Rede: https://redepatrimoniosp.wixsite.com/menu/pauta AGOSTO O ICOMOS São Paulo organiza a live do Dia do Patrimônio Cultural, em 17 de agosto, em parceria com a Rede Patrimônio Cultural Paulista. JUNHO/JULHO O ICOMOS São Paulo lança seu site. O ICOMOS São Paulo começa a divulgar Fichas sobre o Patrimônio Paulista no instagram. Confira! @icomos.br.sp MARÇO O ICOMOS São Paulo inicia a parceria para desenvolver estágio obrigatório não remunerado com FAU PUC-Campinas com 10 estagiários. FEVERElRO O ICOMOS São Paulo assina convênio inédito com a PUC-Campinas, no formato Termo de Cooperação, para cooperação técnica, formação, pesquisas, trabalhos de extensão, TFG, estágio obrigatório não remunerado, dentre outras parcerias desejáveis.






JANElRO Aconteceu o primeiro Workshop da Rede Patrimônio Cultural Paulista, no Museu da Cidade de São Paulo.

2019

NOVEMBRO Primeira reunião presencial da Rede Patrimônio Cultural Paulista. OUTUBRO Realização do Seminário “Desafios à Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural Paulista” e lançamento da Rede Patrimônio Cultural Paulista

Local: ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Público alvo: deputados do parlamento do Estado de São Paulo. MESA 1. Balanço crítico dos 50 anos do CONDEPHAAT e da política de preservação cultural paulista. Objetivo: breve relato da trajetória, dos novos patrimônios, novas narrativas, novas formas de relação com a sociedade, destacando pontos positivos e negativos da política implementada, assim problemas e desafios. MESA 2. Propostas para a política de preservação cultural paulista: o que compete ao Legislativo ? Objetivo: Criar uma agenda positiva de propostas, focar no que compete ao legislativo, criando aparatos legais que aproximem as pessoas do patrimônio. Lançamento da Rede Patrimônio Cultural Paulista na ALESP, com mais de 20 entidades de todo Estado, ICOMOS SP, DOCOMOMO SP, TICCIH Brasil, CICOP NET, OAB/SP, CAU/SP, IAB-SP, ABAP, dentre outras instituições. veja mais aqui! Veja: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=403323 SETEMBRO O Núcleo São Paulo e o Comitê Científico Nacional de Paisagens Culturais apresentam ao IPHAN e Governo do Estado de São Paulo solicitação para retomada da candidatura “Paisagem Cultural de Paranapiacaba: vila e sistemas ferroviários na Serra do Mar São Paulo” ao reconhecimento como Patrimônio da Humanidade. JULHO, AGOSTO, SETEMBRO O ICOMOS SP realiza três reuniões presenciais para definir seu Plano de Ação. A primeira e a terceira no Museu da Cidade e a segunda na Escola da Cidade, todas na capital, em São Paulo.








MAIO É criado o Núcleo Estadual São Paulo no 3º Simpósio Nacional do ICOMOS Brasil em Belo Horizonte.