cabecalho Clima.png

Notícias

News

2019-2020

1- O CCBR Mudanças Climáticas cooperou na revisão do documento

“Future of Our Pasts: Engaging Cultural Heritage in Climate Action” O relatório foi divulgado pelo ICOMOS na quarta-feira, 3 de julho de 2019, em Baku, República do Azerbaijão, em um evento realizado durante a 43ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. Apresentando uma abordagem multidisciplinar ao patrimônio cultural, o relatório é destinado a gerentes, cientistas, pesquisadores, mas também a ativistas climáticos e formuladores de políticas. 

 

O CCBR fez parte de um grupo de onze comitês científicos internacionais do ICOMOS e 21 comitês nacionais do ICOMOS que forneceram contribuições para a revisão do documento preliminar. 

O documento pode ser acessado no endereço: https://www.icomos.org/en/77-articles-en-francais/59522-icomos-releases-future-of-our-pasts-report-to-increase-engagement-of-cultural-heritage-in-climate-action 

 

2- Apresentação da conferência “Objetivos e desafios do Comitê Brasileiro sobre Mudanças Climáticas e Riscos” pela Professora Aline Carvalho. 

A conferência foi realizada no 2, do Centro Lúcio Costa que será realizado no dia 18 de novembro de 2019 na Cidade do Rio de Janeiro.  

 

3- O Professor Luciano Silva participa do “Fórum Matogrossense de Mudanças Climáticas” em 2019 

 

4- Participação do CCbr Mudanças Climáticas no  V Seminário de Preservação de Patrimônio Arqueológico promovido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins - Rio de Janeiro, com a comunicação e artigo "Preservação do patrimônio arqueológico frente os efeitos da alteração climática" pela professora Luana Campos. 

 

5- CCbr Mudanças Climáticas participa da redação do texto "Resiliência en áreas urbanas patrimoniales en América Latina y el Caribe" como documento de entrada do seminário  'Forum Iberoamericano de Prefeitos na cidade de Sevilha (Espanha)'  promovido pelo Banco Inter-Americano de Desenvolvimento. O   

documento procurou  apresentar o estado da arte em relação aos debates sobre resiliência em áreas de patrimônio, particularmente mecanismo de resposta e planejamento de riscos a ameaças, estratégias orientadas a ações e sistemas de prevenção comunitária.  Foram apresentados, também, casos práticos e experiências bem-sucedidas em todo o mundo é esperada. 

O documento foi de responsabilidade do Iccrom (Roma, Itália) e foi redigido pelo  Professor Silvio Mendes Zancheti (Icomos/Brasil) e pela Sra. Valerie Magar, Diretora de Projetos do ICCROM. 

 

6- O CCbr Mudanças Climáticas cria o Formulário Google  com os objetivos de: 1. conhecer aqueles que estão atuando nesse campo que chamamos de Mudanças Climáticas e Patrimônio,  

2. fazer um levantamento das áreas pesquisadas e de atuação e, claro,  

3. conectar as pessoas. 

https://docs.google.com/forms/d/1KHpaaNQTORFDiTnTRs5ULWSKT7u4jSSCclGLjFIji00/edit 

 

7- O CCbr Mudanças Climáticas cria seu Canal YouTube - Mudanças Climáticas ICOMOS-BR -https://www.youtube.com/channel/UC6w1hAWTKdmJDACZjjFvsAg 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Cavalo_Icomos.png
  • w-facebook

© 2015 By icomos.br