Patrimônio Mundial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A UNESCO trabalha impulsionada pela Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural (1972), que reconhece que alguns lugares na Terra são de "valor universal excepcional",  e devem fazer parte do patrimônio comum da humanidade.

 

Especialmente a respeito da Convenção do Patrimônio Mundial de 1972, como é popularmente conhecida, é hoje o instrumento internacional da UNESCO que obteve a adesão de mais Estados Membros, incluindo o Brasil. Cerca de 190 países já a ratificaram e se tornaram parte de uma comunidade internacional unida pela missão comum de identificar e salvaguardar o sítios do Patrimônio Cultural e Natural mais significativos do mundo.

 

Lista do Patrimônio Mundial

 

Lista do Patrimônio Mundial inclui 1121 sítios (869 culturais, 213 naturais e 39 mistos, sendo 39 transfronteiços, 53 em perigo, 2 deslistados) em 167 Estados-partes (2019). Essa Convenção é única, por combinar os conceitos de conservação natural e de preservação de bens culturais. Enfatizando fortemente o papel das comunidades locais, a Convenção funciona como uma ferramenta eficaz para o monitoramento da mudança climática, da urbanização acelerada, do turismo em massa, do desenvolvimento socioeconômico e dos desastres naturais, além de outros desafios contemporâneos.

Em 2003, com a Conferência da UNESCO em sua 32º sessão, em Paris, foi aprovada a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, em 17 de outubro, tendo por fim a proteção e o respeito ao patrimônio cultural imaterial deste bem e de seu reconhecimento recíproco, cooperação e assistência internacionais.

 

Esta convenção entrou em vigor no âmbito internacional em 20 de abril de 2006 e em relação às Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, foram incorporadas à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade os elementos, que anteriormente à entrada em vigor desta Convenção, foram proclamados "Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade"

 

Fonte: Página da UNESCO-BRASIL

 

Leia mais:  

Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural - 1972

Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial - 2003

Textos base Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial Edição 2014

Lista do Patrimônio Mundial

Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade